Educação

Agora é de zero a dez

Alunos da rede estadual terão suas notas padronizadas; o propósito é uniformizar os documentos

A partir do início do ano letivo de 2020 todas as escolas estaduais terão suas notas padronizadas entre zero e dez. A nova regra, criada pela Secretaria de Educação (Seduc), tem como objetivo facilitar a análise dos documentos e entendimento da comunidade escolar. A razão da normativa é pelo fato que anteriormente existia mais de 300 formas de expressão de resultado.

De acordo com a coordenadora da 5° Coordenadoria Regional de Educação (5ªCRE), Alice Maria Szezepanski, era muito difícil compor um histórico escolar pois a menção, que é o que diz se o aluno está aprovado ou reprovado no final do ano, era feito de diferentes formas. Então, na tentativa de unificar e facilitar, a Seduc propôs a padronização de zero a dez para a expressão de resultado final. "Agora, todo aluno que for transferido terá o mesmo formato de resultado, tanto da escola de origem como da que está chegando", explicou. A coordenadora acredita que, a partir de agora, haverá mais facilidade para entender os documentos, mas garante que o novo método não invalidará o processo de avaliação, que leva em conta o acompanhamento em tempo integral do aluno.

Quando a coordenadora fala sobre processo de avaliação, ela ressalta que qualquer avaliação é recorrente de um acompanhamento de aprendizagem ao longo dos trimestres. Ela afirma que mesmo tendo que colocar em números, as avaliações seguirão sendo contínuas, sistemáticas e integrais. "Quando se fala nisso estamos preponderando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos", disse. Depois disso, existem os instrumentos de avaliação, esses podem ser dos mais variados possíveis, e se apresentam através de prova, trabalhos em grupo ou seminários. "Dentro da metodologia de cada professor, junto com a coordenação pedagógica da escola será possível criar", completou. Outro ponto destacado por Alice é que na expressão final o único decimal que poderá ser usado é o cinco, ou seja, a nota nunca estará entre 9,1 e 9,4, por exemplo.

Na Escola Estadual Pedro Osório as mudanças serão grandes. Há três anos o educandário avalia seus alunos por conceito, ou seja, invés de notas os estudantes recebem a letra A para aprovado, a P para parcial e a letra R para reprovado. De acordo com a vice-diretora do turno da tarde, Raquel de Moraes os conceitos geram dúvidas nos pais, que cotidianamente acabam questionando o porquê de cada letra. Para ela, a normativa irá facilitar alguns pontos, mas retroceder em outros. "Voltaremos a numerar alunos", alertou. A profissional garante que o estudante não deixará de ser avaliado por sua evolução, empenho e interpretação, apenas será mais claro para ele entender onde precisa melhorar. Quem gostou da ideia foram eles. A vice-diretora disse que já é possível ouvir as conversas positivas nos corredores da escola. "Para os alunos a mudança é visível, poderão se auto avaliar e afirmar sua nota", comentou.

 

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